Entrevista: Rodrigo Noll, o maior especialista em Vendas por Indicação do Brasil

A seguir, um resumo da minha conversa com Rodrigo Noll. Você pode ouvir o bate-papo aqui:

Vamos falar um pouco sobre essa potência que é o Rodrigo. E quem não conhece o Rodrigo Noll? Esse gaúcho de sorriso farto e energia ilimitada vem trazendo há anos um contributo gigantesco, um verdadeiro trailblazer, no cenário do Marketing por Indicação no Brasil.

Fica difícil enumerar o que esse talentosíssimo empresário, maior especialista do assunto no país, tem feito nos últimos anos, mas hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória do CEO da Base Viral.

Essa entrevista foi uma delícia, o Rodrigo consegue ter o carisma e a simpatia dos melhores. E não é exagero algum. 

Rodrigo Noll, empresário, referência nacional quando o assunto é Marketing por Indicação. Uma marca que carrega solidez e vem crescendo ao longo dos anos. Rodrigo ganhou seu primeiro prêmio lá em 2005, um programa de empreendedorismo em que participou e acabou levando o prêmio de melhor vendedor do estado.

Formado em Administração na ESPM Sul, em 2013 embarcou para os Estados Unidos para estudar empreendedorismo em uma das melhores universidades, a Babson College. Rodrigo também estudou em Harvard, Disruptive Strategy. Em 2018 mudou para São Paulo e fundou a Base Viral, a primeira empresa do Brasil especializada na criação de Programas de Indicação. Um currículo repleto de êxitos.

E não para por aí: a Base Viral ganhou o título de Great Place to Work inúmeras vezes. Rodrigo é extraordinário: escalou o Everest e o Kilimanjaro. Piloto da Mitsubishi Cup, uma daquelas pessoas em constante movimento. Energia ilimitada, mesmo. Ele preza pela qualidade de vida, sua e de seus colaboradores na Base Viral. 

Base Viral: como tudo começou. 

Rodrigo é CEO da Base Viral, primeira empresa do Brasil especializada em marketing e vendas por indicação, referral marketing, member get member. É uma empresa que ajuda outras empresas a tornarem seus clientes em seus melhores vendedores.

A Base Viral faz isso há oito anos, aqui no Brasil. A história da empresa começou quando Rodrigo era diretor de marketing e vendas de uma empresa de turismo e aprendeu naquela empresa que a maior parte dos clientes vinha por indicação. E veio a constatação genial: se eu passar a incentivar os meus clientes, ou mais simples ainda, o que será que vai acontecer se eu agradecer os meus clientes? 

Naquele momento foi criado o primeiro programa de indicação da empresa, que foi um sucesso: adicionou sessenta e cinco por cento de receita para aquele negócio e, de lá para cá, Rodrigo nunca mais parou. Mais do que uma boa ideia de campanha, Rodrigo entendeu que surgia ali um novo canal de vendas que poderia interessar outras empresas.

E mais além, um mercado oceano azul no Brasil que ninguém estava trabalhando. Então, de lá para cá a Base Viral foi crescendo e hoje lidera o  mercado no Brasil.

O perfil dos clientes da Base Viral

A Base Viral tem dois principais produtos hoje: para empresas menores, que faturam menos de um ou dois milhões por ano, existe a área de educação – curso digital, palestras, um braço de educação. O core business da empresa é o produto principal, o pilar da consultoria.

Empresas já mais estruturadas, que já têm clientes e que buscam vender mais ou que estão sofrendo com o aumento do custo do lead, contratam a consultoria da Base Viral.

A equipe então constrói um canal de indicação, um programa de indicação com tudo que uma empresa precisa para ter sucesso, desde estratégia, ativação, tecnologia, otimização, tudo envolvido. 

Por que os clientes escolhem a Base Viral?

 Existem vários elementos diferentes. Primeiro, a história, a trajetória de uma empresa que está há oito anos no mercado, há oito anos produzindo conteúdo sobre Marketing por Indicação, há oito anos fazendo um bom trabalho. Não é coincidência isso.

O segundo ponto, é o valor que a Base Viral gera para o mercado de graça, participando de eventos, educando, fazendo palestras. A Base Viral é a empresa que mais tem conteúdo na internet sobre o tema. Então, educar os clientes acaba criando uma reciprocidade.

Outra questão de confiança é a quantidade de casos de sucesso e a atuação pública do Rodrigo, acessível e sempre presente.

O Método VPI – Vendas Por Indicação

 O método, criado por Rodrigo, possui três grandes pilares ou três etapas: 

1 – Escolher a recompensa certa: perguntar ao cliente o que faz sentido receber como recompensa. 

2 – Mecânica clara: conhecer bem as métricas financeiras para saber como encaixar as recompensas. 

3 – Ativação frequente: ativar mais os clientes, lembrar mais os clientes, agradecer mais aos clientes. 

Rodrigo fala sobre qualidade de vida, saúde e esportes

Rodrigo fala de maneira muito leve sobre o assunto e explica que cada pessoa “carrega as suas energias” de formas diferentes, e no caso dele, que se declara (para nossa surpresa!) uma pessoa introvertida, carrega as energias estando sozinho, em lugares onde possa ficar em silêncio.

Então, quando aprendeu isso tudo mudou, foi uma grande virada de chave. E ele, que sempre gostou da natureza, passou a desfrutar desses momentos cada vez mais. Ele adora fazer sauna, que é uma atividade que se faz sozinho, montanhismo, entre outros.

O esporte queridinho é o automobilismo. Rodrigo considera isso tão importante na vida das pessoas que promover o bem estar se tornou parte da cultura da Base Viral. Ele acredita que empresas existem para gerar qualidade de vida para as pessoas e não para retirar a qualidade de vida das pessoas. 

Last but not least: o que te motiva, todos os dias

 Rodrigo acredita muito em consistência, de fazer uma coisa por vez. Acredita também que direção é mais importante que velocidade, o que não quer dizer que se deva fazer as coisas lentamente, mas sem pressa.

A consistência para realizar grandes coisas, a longo prazo, é a chave do sucesso. E alguém duvida que ele sabe bem o que é sucesso? Acho que não.

Obrigada por estarem conosco e até a próxima! See you!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *